Prós e contras das técnicas caseiras de desentupimento de privada

10 set. 19

Prós e contras das técnicas caseiras de desentupimento de privada

Um dos contratempos mais comuns que acontecem em uma casa é o entupimento do vaso sanitário. Quando você puxa a descarga, a água sobe e não desce mais, bate o desespero. Isso já deve ter acontecido com você e, acredite, já aconteceu também com muitas, muitas outras pessoas. Nestas horas, a tendência é buscar qualquer solução que dispense a necessidade de chamar um encanador. Entretanto, é preciso conhecer os prós e os contras das técnicas caseiras de desentupimento de privada.

Diversas técnicas prometem o desentupimento de privada. Entretanto, a escolha de qual aplicar dependerá da causa do entupimento. Infelizmente, o vaso sanitário acaba entupindo de vez em quando por diversos motivos como obstrução por fezes, papel higiênico ou até problemas no próprio encanamento. Entretanto, todas as técnicas caseiras de desentupimento de privada possuem seus pontos positivos e negativos.

O que não funciona no desentupimento de privada

A técnica do balde com água, por exemplo, funcionará algumas vezes. Mas não se mostrará tão eficiente se o entupimento for causado pela obstrução de fezes secas. Além disso, gasta muita água e faz sujeira. Uma outra técnica que até funciona, mas causa muita sujeira utiliza o desentupidor manual. Sem contar que é bastante desagradável e, dependendo da situação, pode exigir muita força. Os mais corajosos e de estômago forte já tentaram pôr em prática a técnica do pano de chão

O método consiste em fechar a saída da privada com um pano, segurá-lo com a mão e, ao mesmo tempo, acionar a descarga enquanto puxa o pano. Além de anti-higiênico, ele pode agravar o problema, pois o pano pode descer pelo vaso sem querer.

Também não funcionam em todos os casos

Um outro método conhecido consiste em jogar um pouco de sabão em pó no vaso. Entretanto, ele demanda tempo, pois é necessário esperar que o produto “derreta” o que estiver causando a obstrução. Agora, imagine que tenha caído algo como um sabonete. Parecida com a técnica do sabão em pó, a técnica da água sanitária promete desobstruir dissolvendo o que está causando a obstrução. Em casos de entupimentos por materiais como plástico, panos e madeira, a técnica é totalmente ineficaz. Ou seja, ambas as técnicas não ajudarão em qualquer situação.

Experimente esta técnica!

É importante destacar que algumas técnicas caseiras realmente podem funcionar independentemente da causa do entupimento. É o caso do método do vácuo, que requer apenas plástico filme. Coloque 5 camadas de papel filme na tampa da privada e não deixe nenhuma passagem de ar disponível. Essa etapa é fundamental para desentupir a privada. Confira se está tudo selado e feche a tampa do vaso. Dê a descarga para criar o vácuo no ar. Aguarde. A pressão da água elimina o entupimento no vaso. Se não funcionar, não hesite em chamar um profissional. Ele poderá fazer um diagnóstico mais completo e atuar diretamente no foco do problema.

Desentupidora MP

A Desentupidora MP conta com equipe especializada em qualquer tipo de desentupimento. Com equipes disponíveis 24 horas por dia, é só chamar que resolvemos qualquer problema de entupimento em seu imóvel! Conte com quem é referência no assunto!