limpeza de caixa d’água

22 abr. 19

Limpeza de caixa d’água deve ser feita regularmente

O caminho percorrido pela água até chegar a torneira é bastante extenso. E por conta disso, as chances de ocorrer uma contaminação é grande. Nessa cadeia, o local onde ela fica armazenada acaba sendo um dos principais pontos de proliferação de bactérias. Principalmente quando eles não são bem cuidados. A falta de limpeza de caixa d’água acarreta no acúmulo de lama e outras impurezas, provocando o surgimento de larvas e vermes.

De acordo com a Organização Mundial de Saúde (OMS) a limpeza de caixa d’água, assim como sua desinfecção, deve ser feita a cada seis meses. Para o procedimento é recomendada a contratação de empresa especializada. Seus técnicos dominam os critérios técnicos e normas vigentes. Por isso, é importante pesquisar bem antes de contratar esse serviço.

Há prestadores de serviços que não utilizam o equipamento adequado e produtos químicos apropriados, deixando o serviço imperfeito. Contrate apenas empresas especializadas em limpeza de caixa d’água e com autorização da Vigilância Sanitária. A intervenção humana sem equipamento higienizado pode contaminar a água. No caso dos condomínios, por exemplo, o síndico pode responder judicialmente por casos de contaminação dentro dos reservatórios. O responsável pelo condomínio deve acompanhar a validade do certificado fornecido pela empresa, chamando-a sempre antes do vencimento para uma nova limpeza e desinfecção.

Revise a estrutura da caixa d’água

Aproveite o momento da limpeza de caixa d’água para revisar as condições dos reservatórios. Embora a impermeabilização do reservatório tenha longa durabilidade, é importante verificar sua condição de conservação. Observe se há rachaduras em suas paredes, proveniente de excesso de calor, vibrações ou problemas de má sustentação da caixa. As bombas também devem ser revisadas por uma empresa especializada em hidráulica. Deve-se verificar ainda se a tubulação de saída de água está perfeita.

Outro cuidado especial é com a tampa da caixa, que deve fazer a perfeita vedação, evitando a entrada de insetos. Na limpeza de caixa d’água, pode-se fazer ainda a desinsetização da tampa. Os moradores e locatários não precisam temer ocorrências de envenenamento, pois a tampa da caixa não entra em contato direto com a água e estando na parte externa e bem vedada não há perigo da desinsetização, que no caso também é necessária.

Frequência indicada para a limpeza de caixa d’água

Embora muitas pessoas realizem a limpeza de caixa d’água apenas uma vez ao ano, a frequência recomendada é semestral. Esse processo é importante porque resíduos ficam acumulados com muita facilidade no piso e nas paredes da caixa, assim como nas tubulações hidráulicas da residência, facilitando a proliferação de vírus e bactérias.

A limpeza de caixa d’água não é algo impossível de realizar por conta própria. Apenas se trata de uma tarefa que necessita de muitos cuidados devidos aos detalhes. Caso opte por limpar a caixa d’água por conta própria, a dica é programar o dia em que você realizará a limpeza com antecedência, preferencialmente durante um final de semana em que não haja outros afazeres, já que essa tarefa exige um cuidado especial e alguma dedicação.
Se você achar complicado fazer a limpeza de caixa d’água ou não tem muito tempo disponível para realizar essa tarefa, saiba que existe a opção de contratar uma empresa ou profissional especializado nisso. Os especialistas nesse serviço possuem bastante experiência em limpeza de caixa, e o trabalho deles auxiliará a manter a água da sua casa sempre limpa, preservando a sua saúde e da sua família.

Sobre a Desentupidora MP

A Desentupidora MP conta com profissionais altamente qualificados e com equipamentos de ponta para execução de serviços como desentupimento, limpa fossa, dedetização, descupinização e higienização. Registrada na Secretaria Municipal da Saúde, a empresa atende a condomínios, prédios comerciais, órgãos públicos, entre outros segmentos imobiliários. Tudo com apenas um objetivo, executar serviços com seriedade, agilidade, preço justo, garantia e, é claro, limpeza e qualidade. A Desentupidora MP presta serviços na capital e em toda sua região metropolitana. Entre em contato, solicite uma visita e lhe passaremos um orçamento gratuito.